Índice
ToggleDescubra como aproveitar o crédito tributário e reduzir custos na sua empresa de serviços
Confira dicas de como usar o crédito tributário para não perder o dinheiro da sua empresa de serviços.
As empresas no Brasil têm o direito de recuperar crédito tributário solicitando e comprovando esse direito ao governo.
Essa opção se tornou mais popular entre empresas de todos os portes, pois possibilita à empresa reduzir suas obrigações fiscais e aumentar sua lucratividade, especialmente durante esses tempos econômicos desafiadores.
Uma ação interessante no cenário tributário brasileiro, não é mesmo? E você pode usar o crédito tributário em sua empresa para garantir economia.
Vamos dar uma olhada em como fazer isso? Acompanhe até o fim!
Antes de mais nada, vamos entender o que é crédito tributário?
Lidar com termos legais é complicado, não é mesmo? Então vamos explicar o crédito tributário de uma maneira simples. O termo se refere a um valor gerado quando uma empresa paga impostos incorretamente.
Toda empresa pode fazer a recuperação desses créditos, mas essa ação deve ser pautada em processos legais e devidamente comprovada. Apenas assim, a empresa poderá aproveitar esses créditos de forma efetiva para melhorar sua rentabilidade.
Como conseguir crédito tributário para a minha empresa?
O primeiro passo para aproveitar o crédito tributário é identificar oportunidades disponíveis para a sua empresa de serviços.
A tarefa inicial é determinar se a empresa pagou impostos em excesso. Isso envolve a realização de um exame abrangente dos impostos que a empresa recolheu.
Reúna toda a documentação necessária para comprovar os valores pagos a maior ou indevidamente.
O profissional responsável irá identificar a melhor forma de solicitar os créditos, por vias administrativas ou judiciais.
Após isso, ele seguirá os processos conforme as necessidades do pedido, fornecendo os documentos para a comprovação e recuperação do crédito.
Como utilizar o crédito tributário para reduzir os custos de empresas de serviço?
Os créditos tributários voltam para a empresa por meio de uma restituição ou compensação.
Começando com a compensação, o processo possibilita a redução dos próprios custos tributários, pois o processo se trata, justamente, de dar à empresa um crédito que será utilizado para o pagamento de impostos em aberto.
Já com a restituição, as possibilidades são maiores. Isso porque esse processo prevê que o dinheiro gasto a mais em impostos seja retornado aos cofres da empresa, cabendo a ela decidir como utilizá-los.
Esses créditos podem ser utilizados para diversos fins, como, por exemplo:
- Redução de dívidas existentes;
- Realizar investimentos;
- Fortalecer o capital de giro;
- Criar uma reserva de emergência.
Como fazer a recuperação de seu crédito tributário corretamente?
É fundamental enfatizar que, se o processo de recuperação de crédito for realizado de forma ilegal, sua empresa poderá sofrer uma autuação da Receita Federal, ficando sujeita a multas punitivas.
Um verdadeiro tiro pela culatra, não é mesmo?
Felizmente, você pode se livrar desse risco agora mesmo!
Conte com a Lemes Contabilidade para um processo preciso e seguro!
Como você viu, nada melhor que ter um especialista desde os primeiros passos para que sua empresa possa utilizar melhor os créditos tributários.
E sim, nós oferecemos esse apoio!
Com uma gestão contábil, fiscal e tributária de qualidade, oferecemos efetividade no processo de análise, comprovação e recuperação de seus créditos.
Fale conosco e comece a reduzir seus custos efetivamente!
PRESSIONE AQUI PARA TER SUCESSO NA RECUPERAÇÃO DE SEU CRÉDITO TRIBUTÁRIO!